Nossos Professores

Na FCM Idiomas, você tem aulas com professores graduados em letras e experiência internacional!

Adriana

Inglês

Adriana dos Santos Sales

Adriana Sales é Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É especialista em Jane Austen pela Universidade de Oxford. Atualmente é professora de inglês e suas literaturas no Ensino Médio e Graduação em Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É fundadora e presidente da Jane Austen Sociedade do Brasil desde 2008.

Adriana

Inglês/Espanhol

Adriana do Carmo Figueiredo

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Estudos Literários pela mesma universidade. É graduada em Letras/Licenciatura Plena Inglês/Espanhol pela UFMG e Bacharel em Direito pelo UNIBH. Estudou na Universidad de Salamanca (USAL), nos cursos internacionales de especialización para profesores de Español como Lengua Extranjera. Atualmente, é aluna internacional do Doutorado em Direito Constitucional na Facultad de Derecho na Universidad de Buenos Aires (UBA). Já visitou 10 países e proferiu palestras sobre Direitos Humanos, Literatura, Linguagem e Discurso na Espanha, França, Argentina, Chile, República Dominicana e Uruguai. Tem mais de 25 anos de docência na Educação Básica, Profissional e no Ensino Superior. É advogada regularmente inscrita na OAB/MG, palestrante, consultora linguístico-jurídica e docente em cursos de Pós-Graduação nacionais e internacionais. É professora colaboradora nos seguintes projetos vinculados à Secretaria de Relações Internacionais do CEFET-MG: CELU (Certificado de Español Lengua y Uso), professora responsável pela aplicação do exame e composição da banca examinadora; Pré-PEC-G, docente voluntária de português como língua estrangeira. Atua também no seguinte projeto de Extensão do CEFET-MG: elaboração de exames de proficiência em língua estrangeira para cursos de Mestrado e Doutorado do CEFET-MG. É docente de Espanhol e Inglês na FCM Idiomas desde 2017.

Ana Paula

Inglês

Ana Paula da Costa

Professora de Língua Inglesa e de Português para estrangeiros. Bacharela em Letras pelo CEFET-MG e Mestra em Estudos de Linguagens também pelo Posling do CEFET-MG. É escritora, tendo publicado dois livros de poemas e um de literatura infantil.

André

Inglês/Italiano

André Augusto Lourenço

André é um professor de idiomas formado pela UFMG e na FCM dá aulas de inglês e italiano.

Beatriz

Francês

Beatriz Vaz Leão

Licenciada em Letras Português/Francês pela UFMG e Mestre pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris. Trabalhou, inicialmente, como professora de francês, durante 3 anos, na Aliança Francesa de Belo Horizonte e, mais tarde, foi aprovada em 1º lugar em concurso público para professor de Língua e Literatura Francesa junto à Faculdade de Letras da UFMG, onde lecionou por 34 anos. Foi também, durante 17 anos, supervisora dos estagiários de francês junto ao Centro de Extensão da Faculdade de Letras CENEX/FALE, onde era responsável pela formação e orientação pedagógica dos futuros professores de francês. Foi também professora de Língua e Literatura Francesas e de Didática do Ensino de Francês no curso de Letras (Emergenciais da PUC-MG) durante 14 anos. Fez 4 cursos direcionados à didática do francês em diferentes lugares da França. Aposentou-se na UFMG em 2015 e desde 2017 atua como professora de francês na FCM Idiomas.

Carlos

Inglês

Carlos Vinicius Teixeira Palhares

Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) e possui graduação em Letras com licenciatura em Inglês e Português. Tem experiência de mais de 16 anos no ensino de língua inglesa nos níveis básico, médio e graduação e em cursos de preparação para certificação internacional de proficiência. Atua como professor de Língua Inglesa Instrumental no curso de graduação para Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e Língua Inglesa pelo Colégio Militar Tiradentes de Minas Gerais como professor efetivo. Faz parte da equipe da FCM Idiomas desde 2015.

Desirèe

Inglês

Desirèe Carla Troyack

Licenciada em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui a certificação internacional TOEFL. Já foi monitora na FCM Idiomas, onde atua como professora desde 2017.

Eduardo

Inglês

Eduardo de Oliveira Bueno Queiroz Fontes

Doutor em Estudos do Lazer, na linha de pesquisa Lazer, História e Memória pela EEFFTO da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui também graduação em Letras, com Licenciatura em Língua Inglesa, Especialização em Ensino de Inglês como Segunda Língua Mestrado em Literaturas de Expressão Inglesa, todos pela FALE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já lecionou na Educação Básica e no ensino superior em instituições renomadas como o Colégio Santo Agostinho, onde atuou como professor e coordenador e em instituições de ensino de Inglês como a Cultua Inglesa-BH trabalhando com todos os níveis e com especial paixão pelos exames de Cambridge. Desde 2014, é professor efetivo do Ensino Técnico-Tecnológico do CEFET-MG. Morou nos Estados Unidos, com o título de cidadão honorário da cidade de Forth Worth - Texas e na Inglaterra e estudou no Bentley College em Boston. Tem o certificado de proficiência (CPE) da Univerisdade de Cambridge, o certificado de Ensino, Teaching Knowledge Test (TKT) da Univerisdade de Cambridge, entre outros. Ensina Inglês na FCM Idiomas desde 2021.

Eliene

Inglês

Eliene Caldeira de Freitas

Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá. Atua como professora de inglês há 26 anos, com experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Lecionou na rede estadual por 13 anos, classificada em primeiro lugar no concurso público do Estado de Minas Gerais. Se dedicou ao ensino da língua inglesa na escola de idiomas CCAA por 13 anos e na Cultura Inglesa por mais 7 anos. Em 2013, realizou o "Teachers' Course" no nível Proficiency (CEF Level C2) na “The Devon School of English” em Paignton, Inglaterra. Em 2016, obteve Pass A no CELTA (Certificate in English Language Teaching to Adults). Atuou como professora substituta no CEFET MG de Araxá em 2019 e, desde agosto de 2018, leciona na FCM Idiomas em Araxá.

João

Inglês

João Batista Emiliano

Mestre em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Graduado em Letras/Inglês (UFMG). Pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional e Organizacional (IMPSI); Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (CEFET-MG). Pesquisador na área de Linguagens e tecnologias. Vasta experiência na docência de Língua Inglesa para os níveis iniciante, intermediário e avançado em escolas regulares e cursos livres de idiomas. Vivência na Inglaterra e viagens com grupos de alunos para países europeus. Leciona na FCM Idiomas desde 2010.

Jacqueline

Alemão

Jacqueline Grundner

Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Morou em Graz / Áustria 🇦🇹 de 1987 a 2001 e estudou na Karl-Franzens-Universität - Graz Leciona Alemão há 10 anos em instituições e particular. Ama o que faz !

Karina

Inglês

Karina Helen Brugger

Bacharel em tradução e licenciada em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais. Leciona inglês há 5 anos e possui o certificado internacional TOEFL. Já lecionou em várias escolas de idiomas e em escolas regulares de educação infantil. Leciona na FCM Idiomas desde 2016.

Karla

Inglês/Espanhol

Karla Patricia da Silveira

Doutora e mestre em Letras e Literatura pela Texas Tech University (títulos revalidados pela UFMG) e licenciada em Letras (inglês) pela UFMG. Tem experiência de 28 anos no ensino de línguas estrangeiras (inglês, espanhol e português para estrangeiros) nos níveis médio e graduação em instituições públicas e privadas no Brasil e Estados Unidos, e em cursos de idiomas de preparação para certificação internacional de proficiência. Trabalhou como monitora de colônia de férias nos Estados Unidos (International Camp Counselor Program – YMCA). É professora voluntária no curso de PLAc (Português como Língua de Acolhimento) no CEFET-MG. Possui os seguintes certificados de proficiência: CAE (Certificate in Advanced English – Cambridge), TOEFL (Test of English as a Foreign Language), GRE (Graduate Record Examination), DELE Superior (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

Luciana

Inglês/Espanhol

Luciana Aparecida Silva de Azeredo

Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada e licenciada em Letras Português/Inglês. Já visitou 14 países, foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) em 2017 e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Tem experiência de 26 anos na área de ensino e aprendizagem de línguas, tendo lecionado em cursos de graduação e pós-graduação, em escolas de idiomas e no programa Middle School Global Leaders da University of Missouri. É servidora efetiva do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Belo Horizonte desde julho 2018, onde atua como professora na Graduação e no Ensino Médio, como Coordenadora Adjunta de Línguas Estrangeiras e como Coordenadora Pedagógica no projeto de extensão da Fundação CEFETMINAS – FCM Idiomas. Possui os seguintes certificados internacionais de proficiência: Cambridge First Certificate, TOEIC (965), Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE (Intermedio; Avanzado).

Luisa

Francês

Luisa Morais Magalhães

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais em licenciatura português-francês. Possui formação complementar pelo FOU (Français sur Objectifs Universitaires), pela mesma instituição. Foi uma das organizadoras do 1º e 2º Festival de la Francophonie do CENEX - UFMG. Residiu na França no ano de 2012 e 2019. Atua como professora de francês desde 2013 e hoje faz parte da equipe de professores da Fundação Cefet Minas.

Lucas

Inglês

Lucas Trombetta Bosa

Atualmente cursando Licenciatura em Inglês pela faculdade de Letras da UFMG, onde já atuou como professor de inglês nos projetos de extensão do Idiomas sem Fronteira e do Cenex, além de ter feito pesquisa na área da linguística de corpus e aplicada. Atua na FCM desde 2018, onde iniciou como monitor de inglês, vindo a tornar-se professor em 2019, cargo que exerce desde então.

Maria

Inglês

Maria José D'alessandro Nogueira

Doutoranda em Estudos da Língua em Uso (Comunicação Intercultural) e Mestra em Linguística Aplicada (Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras) pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista lato sensu em Ensino de Língua Inglesa (PUC/MG) e em Administração de Marketing e Comércio Exterior (UNA). Graduanda em Letras (Licenciatura Inglês/Português). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG). Certificada com o Cambridge Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages (CELTA), é professora de inglês há 17 anos (níveis básico a avançado) e de português para estrangeiros desde 2015. Intercâmbios internacionais: estudantil (Youth for Understanding) em Scottsburg, Indiana/EUA, e profissional (Group Study Exchange / Rotary International) no Canadá e EUA. Trainer do British Council pelo programa Improve Your English da Prefeitura de Belo Horizonte (2016-2017).  

Marcellus

Inglês

Marcellus de Sousa Lima

Professor de inglês e espanhol. Graduado em letras pela UFMG. Pós graduado em ensino de inglês pela FALE-UFMG. Mais de 20 anos de experiência profissional. Experiência de trabalho e vivência no exterior (México, Estados Unidos, Itália) e também no norte do Brasil com comunidades ribeirinhas e funcionários de um mineradora.

Marcos

Francês

Marcos Antonace de Araújo

Morei na França, em Paris e Versalhes de 1990 à 1994. Estudei Francês na Aliança Francesa de Paris e no Instituto Católico de Paris (Diplôme de Troisième Degré ). Morei e trabalhei c uma família francesa durante 3 anos. Formação superior: primeiro ano de letras na Universidade Paris 8, Graduação de Francês e Espanhol (Fale-Ufmg). Trabalho como prof. de Francês : Cenex-ufmg (3 anos), PUC-MG (5 anos, Fundação Torino (5 anos), FCM (6 anos)

Michele

Inglês

Michele Toledo Mello

Mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Estuda inglês desde a pré-adolescência e residiu em St. John's, no Canadá. Tem graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e também Licenciatura Plena em Língua Portuguesa. Enquanto jornalista, promoveu e atuou em eventos de relevância internacional, com a presença de inúmeros correspondentes estrangeiros. Possui certificado de Proficiência em Língua Inglesa (nota 100/100) e de Língua Espanhola (nota 93/100), concedidos pelo Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Priscila

Inglês

Priscila Nespolo Vanti

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Estuda inglês desde a pré-adolescência e segue em eterna formação. Tem graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e também Licenciatura Plena em Língua Portuguesa. É professora da FCM Idiomas desde 2019.

Renata

Inglês

Renata Flávia Batista da Silva

Licenciada em Língua Inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (2005) pela mesma instituição, Renata tem quase 20 anos de experiência como professora em contextos que vão de cursos de idiomas até a atuação como professora substituta na Faculdade de Letras e no CEFET-MG. Atualmente Renata trabalha em uma escola pública, onde leciona inglês para todo o ensino fundamental II, e voltou a compor o quadro de professores da FCM idiomas, onde já havia permanecido por cerca de cinco anos. Por ter aprendido inglês através do estudo, antes de sua experiência fora do Brasil, Renata valoriza o investimento dos alunos em um curso de línguas com a qualidade da FCM idiomas. Ela entende os anseios e dificuldades dos alunos, e sabe como orientá-los para que tenham o melhor ganho possível - porque aprender inglês é possível! Renata é uma professora que ama o que faz e que se interessa por tudo que é ligado à língua inglesa.

Rodrigo

Espanhol

Rodrigo Monteiro dos Santos

Graduado em Letras, com licenciatura plena em Português/Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Psicologia pela Universidade FUMEC. Residiu por mais de 10 anos em Madrid, Espanha. É professor de Língua Espanhola e intérprete de Português/Espanhol/Português em grandes feiras e eventos como Minas-Trend e Exposibram através da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Atualmente faz parte do corpo docente de umas das mais conceituadas escolas particulares de Belo Horizonte, Fundação Torino. É professor na FCM Idiomas desde 2019. Professor e avaliador do CELU (Certificado de Español Lengua y Uso) através da Secretaria de Relações Internacionais do CEFET-MG.

Sabrina

Inglês

Sabrina Ramos Gomes

Bacharel em Letras Tecnologias da Edição pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).Mestre pelo Programa de Estudos de Linguagem do CEFET/MG, Doutoranda pelo Programa de Estudos de Linguagem do CEFET/MG.Certificada em Inglês pela Universidade de Cambridge ( CAE, CPE, CELTA ).Pesquisou o uso de jogos digitais no ensino da língua inglesa no mestrado e no doutorado pesquisa protagonismo feminino e ecologia nos jogos digitais. Tem interesse nas áreas de recursos digitais para ensino de LE, jogos digitais, experiências alternativas de ensino, ensino fora de sala de aula, materiais didáticos digitais, novas tecnologias em comunicação, feminismo decolonial e ecofeminismo, além de estudos do Antropoceno.

Sérgio

Coordenador Pedagógico

Sérgio Miguel Gartner Pais de Oliveira

Sônia

Inglês

Sônia Aparecida Marques Cerbino

Licenciada em Letras Inglês/Português pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade de São Luis em São Paulo. Realizou também o curso EDUCONLE na Universidade Federal de Minas Gerais. Visitou alguns países cujo idioma é o inglês. Tem experiência de 23 anos no ensino da língua inglesa em diferentes instituições de ensino e em diferentes modalidades de ensino, regular, técnico, cursos de idiomas e como professora CLIL. Leciona na FCM Idiomas desde 2013.

Thamara

Inglês

Thamara Brenda dos Anjos Lage

Graduada em Letras-Inglês pela UFMG e trabalha como professora de língua inglesa desde 2009, tendo lecionado em renomadas escolas de idiomas. Também lecionou inglês no ensino regular no Colégio Tiradentes da PM-MG e em cursos online. Já visitou 5 países e é professora na FCM Idiomas desde 2014.

Thomaz

Inglês

Thomaz Martins Maioline

Graduado em Relações Públicas e em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Começou a estudar inglês aos 10 anos. Aos 19 se tornou professor. Já atuou como coordenador de comunicação em startups e atualmente estuda ensino de linguagens. Atua em palestras para formação de professores e alunos em relação a tecnologias de comunicação. Gosta de criar um ambiente agradável para que os alunos desenvolvam suas habilidades. É coordenador na HelloBH Idiomas. É professor da FCM desde 2020.